Gourmet
6 anos atrás - Julie D.
Sète não falha na reputação do Grande Sul: comemos muito e muito bem. À beira da praia ou ao redor do porto, nas ruas pequenas do centro da cidade, como nos Halles da cidade, as pequenas lojas de produtores e os restaurantes competem para abrir o nosso apetite. Ao redor de Sète, descobrimos, com alegria, a oportunidade de provar as ostras Bouzigues à beira da lagoa de Thau.
Então vamos fazer um pequeno passeio pelas especialidades locais, e lugares para prová-los.
A primeira especialidade de Sète é a ostra. O cultivo da ostra foi praticado de uma forma muito rudimentar nos tempos antigos, mas foi no início do século 20 que os orgulhosos "criadores de mariscos", os criadores de ostra e mexilhão, desenvolveram uma nova técnica: a técnica de ostras presas. Antoine Louis Tudescq, cuja pequena aldeia de Bouzigues ainda mantém a memória, desenvolveu um processo engenhoso, que consiste em colar as jovens ostras pela casca num suporte, graças a um pouco de cimento.
De facto, Thau Pond, sendo uma lagoa, não tem maré: neste ambiente comparável a uma lagoa, as ostras devem ser levantadas em suspensão. Após várias tentativas técnicas mais ou menos bem-sucedidas ao longo dos anos "ficamos" hoje com ostras em cordas. Isso dá uma paisagem muito particular do Étang de Thau, com as suas "mesas de ostra" e as suas cordas penduradas na água.
As ostras, permanentemente imersas, obtêm uma forma oca, bonita e regular, bem como uma carne firme, carnuda, com um bom gosto de iodo. Elas aproveitam toda a riqueza das águas da lagoa, que são salobras.
Se a idéia de comer um crustáceo ainda vivo não lhe agrada, saiba que existem receitas deliciosas de ostras cozidas (manteiga, por exemplo). E esteja ciente de que a ostra não é o único marisco criado na bacia de Thau: os mexilhões de Bouzigues, são carnudos e saborosos e são um pouco maiores do que os mexilhões do Oceano Atlântico.
Para desfrutar de ostras frescas à beira da água, nada melhor do que ir diretamente a Bouzigues, ou Port Saint Felix Loupian.
A Camara de Bouzigues dá uma lista de produtores locais no seu site; vamos aproveitar a oportunidade para caminhar silenciosamente nas ruas desta linda aldeia de pescadores com um charme mediterrâneo.
Como muitos produtores da região, as ostras Chez Petit Pierre são um caso de família: o amor à profissão é transmitido de pais para filhos. Na sua loja-estúdio na Avenue Tudescq, Pierre oferece ostras e mexilhões da sua produção, bem como produtos regionais, como tielles e pratos caseiros, sopas, lulas recheadas, salada de polvo pequeno, tudo a degustar e acompanhado por Muscat de Frontignan, com uma vista magnífica sobre o Étang de Thau.
Chez Petit Pierre - Avenue Louis Tudesq, 34140 Bouzigues - Tel.: 04 67 78 30 50
Pascal Migliore escolheu deliberadamente a qualidade e mantém uma pequena produção artesanal que a rodeia de um cuidado constante. Na sua loja, no porto de Loupian, ele propõe duas variedades de ostras: ostras de Bouzigues com um sabor pronunciado e Generra com um gosto mais subtil.
Oysters Migliore - Port Saint Felix, 34140 Loupian
No porto de Loupian, Licciardi e os filhos estão ocupados em oferecer belas ostras aos particulares que se aglomeram em frente à sua barraca, mas também a muitos pescadores e restaurantes de Sète e de Marseillan que fornecem. Pode saborear ostras de Licciardi no restaurante La Ola! e ao restaurante de peixe L'Étoile de Mer, praia de Marseillan.
Licciardi e filho - Port de Loupian, 34140 Bouzigues - Tel.: +33 7 81 01 47 19
O Ola - 201 Lido Promenade
O Starfish - Rue du Commerce, 34340 Marseillan
Simon e Philippe uniram forças para criar a empresa Huîtres Bouzigues, e o seu sucesso é imparável. A sua barraca em Les Halles de Sète é um deleite, mas não se esqueça do seu bar de ostras, l'Annexe, rue André Portes. De forma simples e descontraída, chegámos a provar as suas belas ostras Philémons, bem como mexilhões e lingueirão, diretamente do produtor. Encontramos também os seus produtos no Bistrot du Marché, rue Alsace Lorraine.
Les Huitres Bouzigues - Halles de Sète, Rue Gambetta, 34200 Sète - Permanecem abertos todos os dias das 7h30 às 13h30.
O Annex - 16, rue André Portes, 34200 Sète - Tel.: +33 7 81 03 16 36 - Aberto das 11h às 22h, todos os dias, excepto segunda-feira
O tielles é uma torta de polvo deliciosa, com um molho picante, com tomate e especiarias (paprika, açafrão). É cozido lentamente para reduzir e se tornar untuoso; é então vertido num prato de torta antes de assar. Quando é servida, é uma bela torta amarela, cuja massa crocante no exterior, permaneceu macia por dentro e com uma guarnição gourmet, cuja fragrância é imediatamente deliciosa!
Mas cuidado, qualquer torta de frutos do mar não é trivial! Os melhores produtos são encontrados em Dassé e Cianni. Estas duas famílias são descendentes de Adrienne Virduci, a cozinheira que, em 1937, criou a receita das tielles, adaptando os gostos culinários de Itália, seu país natal, aos produtos locais de Sète.
As verdadeiras tiéis são, é claro, em Sète, directamente nos produtores ou nos restaurantes que as confecionam.
Encontramos o Tielles Dassé na cidade, rue de Copenhague, mas também podemos apreciá-los nos Halles des Salins, Quartier Villeroy e Mèze, na oficina-loja aberta até às 20h da noite, mesmo aos domingos. Por outras palavras, perfeito para uma pequena parada gourmet no regresso da praia!
Relativamente aos Tielles Cianni, eles têm uma loja em Les Halles de Sète, rue Gambetta; outro, na Sophie Cianni, rua principal Mario Roustan e, finalmente, Tielles Cianni-Marcos têm a sua própria loja na rua Honoré Euzet.
Tielles Dassé - 1, rue de Copenhagen, 34200 Sète - Tel.: 04 67 43 77 01 - Workshop e loja, departmental road 613, Mèze - Tel.: 04 67 43 12 98 - Halles des Salins, 153, estrada para 4 musicas, 34200 Sète - Halles de Sète, rue Gambetta, das 8h às 19h30, de terça a domingo.
Tielles Cianni-Marcos - Halles de Sète, rue Gambetta – todos os dias das 8h – 24h, rue Honoré Euzet, 34200 Sète - Tel.: 04 67 74 16 23
Tielles Sophie Cianni - 19, high street Mario Roustan, 34200 Sète - Tel.: 04 67 43 60 62